Lamas é uma freguesia portuguesa do concelho de Miranda do Corvo, com 15,83 km² de área e 935 habitantes (em 2001). Densidade: 59,1 hab/km².
A freguesia é constituida pelas seguintes localidades: Água do Forno de Baixo, Água do Forno de Cima, Azenha, Cerdeiras, Cervejota, Chão de Lamas, Fervenças, Lamas, Lomba, Vale de Lamas, Morada, Pousafoles, Casais de São Clemente e Urzelhe .
A freguesia é conhecida pelo seu vinho.
Padroeiro - S. António
História :
A 6 km de distância de sede concelhia, na direcção oeste, confina com o concelho de Condeixa-a-Nova, onde abunda os montes e as encostas soalheiras.Freguesia ainda rural, nem por isso a agricultura se mantém dominante, uma vez, que surgiram outras actividades que trazem mais valias e riquezas para a freguesia . Produzindo um excelente e afamado vinho nas suas encostas soalheiras, nasceram em consequência várias destilarias na freguesia . Foi uma freguesia separada de Miranda do Corvo, começando por um curato de apresentação do pároco daquela, até se tornar independente no séc. XIX . O seu nome advirá com toda a probabilidade das características geomorfologicas do seu terreno. A Igreja Paroquial tem por titular o Espirito Santo. O actual edifício é uma reconstrução do séc. XIX. Uma vez em Lamas, terá todo o interesse uma deslocação a Chão de Lamas para se poder admirar o solar que pertenceu à família Paiva Manso e que ostenta um imponente brasão transportado pela família do seu imóvel de Vila Nova.
Espero que gostem desta pequena visita a pequena e acolhedora Freguesia de Lamas .
Aguardamos a vossa visita.
Sem comentários:
Enviar um comentário